5R´s e a diferença que eles podem fazer!
março 20, 2024
Muitas pessoas que agora estão se entendendo, ou mesmo começando a conhecer a Nova Economia, se deparam com o princípio dos 5R´s. Trarei aqui exemplos para a pessoa e para as empresas de como isso pode acontecer.
Antes de mais nada, vamos a eles 5R= repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar. Nossa é muita coisa para lembrar! Não é não, você verá…está tudo ligado.
Você pode estar pensando onde é que vou conseguir ser assim, daí eu te relembro dos rumos que estamos tomando enquanto sociedade, e que não estamos dando conta de deixar a própria Natureza se regenerar no seu devido tempo.
E sem a Natureza não temos como viver, sobreviver, respirar, e nem estar aqui nesse planeta. Picos de Calor, Geleiras derretendo, Cidades inundadas, Chuvas fora de proporção, são alguns dos exemplos muito próximos a nos, que mostram o tamanho do nosso problema!
Aqui falamos muito da conscientização das empresas e do governo, mas temos, como se diria, o nosso “pedaço desse bolo”. Não podemos fugir dessa responsabilidade, unicamente por sermos, enquanto sociedade, os mais afetados.
Mudanças de hábitos são difíceis para todos nós seres humanos, que preferimos o que já é conhecido.
É sim preciso de um tempo para aprender, para mudar, mas antes de tudo é preciso DISPOSIÇÃO para isso!
E não estou falando aqui de forma física, da jovialidade, nem nada assim.
É a disposição da mente…
Vamos aos R´s…
Repensar – se trata de olhar de forma consciente para seus hábitos. Aqui não vale nenhum julgamento pois: Quem nunca comprou por impulso? Quem nunca comprou um produto e viu que já tinha em casa? Quem nunca comprou, e esse produto teve vida curta? É fato! Fazemos isso, e muito! No mundo que vivemos hoje, somos o dia todo bombardeados por informações, e estímulos, dos mais variados, para continuar nesses hábitos.
Aí que está o REPENSAR! com informações, sabendo da nossa responsabilidade,
e do mal que estamos fazendo a nossa própria permanência no Planeta, essas ações se pensadas podem, e devem, diminuir.
Você pode estar pensando que para a empresa esse repensar “não cai bem”, pois elas deixariam de vender, mas é preciso pensar no equilíbrio, pois as empresas (antes de mais nada são feitas por pessoas), e aí conta nessa hora. Ações que as empresas podem tomar no Rr: gestão correta dos seus resíduos, cumprimento de leis ambientais, procura de materiais e processos menos poluentes, entre outras.
RECUSAR
Como mencionei, cada um tem sua responsabilidade e hoje já existem opções muito acessíveis para que você tome conta do que entra na sua casa, e uma hora, virará lixo.
Tem sim muita ligação com você dizer NÃO! Atuando sobre o que você NÃO quer de produtos e até serviços e deixá-los fora da sua casa.
Exemplos: você sabe que uma empresa de roupa paga mal os funcionários, crianças trabalham por lá e comportamentos que não são aceitos, mas você gosta muito da loja…. Mesmo assim, será hora de recusar e de não comprar dessa loja.
A compra de sacolas, canudos, a maioria dos produtos com embalagens plásticas tem passagem reta no lixo. Isto é, de lá não saem. Mostra sua atitude – nesse caso de aceitar esse tipo de produto – Mesmo para esses produtos têm escolhas mais sustentáveis.
Ter sempre sacolas retornáveis no carro, ou na hora de ir à feira
Existem outros produtos que consumimos como remédios, lixo eletrônico, devem ter o direcionamento correto. É só procurar uma boa farmácia, a grande maioria hoje já tem os repositórios de remédio, e no caso de lixo eletrônico – afinal quem nunca comprou um cabo, um carregador que está parado em casa/escritório? Ou até mesmo aquele computador velho, e peças maiores. Nesse caso tem projetos sociais que buscam in loco esse tipo de lixo, e faz reaproveitamento de algumas partes, e o melhor: gerando renda para muita gente, com o que para você, já era lixo #ficaadica para condomínios. No meu, colocamos e funciona super bem!
Dentro do recusar está também o escolher – Isto é, definir quais produtos você irá buscar, privilegiando os de empresas sustentáveis, de empresas menores e nacionais, prefira empresas socioambientais corretas, por opção.Essa é sim uma escolha! E descubra que não estamos básicos como na época da escova de dente de bambu, um clássico que marcou época das primeiras empresas de produtos sustentáveis.
REDUZIR
Mais uma vez uma atitude (como todos os R), ter consciência do que está comprando, privilegiando inclusive a durabilidade, você conseguirá reduzir (ex. o que vale mais: vários cabos carregadores de procedência duvidosa, ou um que realmente funcionará, mesmo que seja da marca do seu celular, mas é mais caro?)
Aqui no reduzir, entra também atitudes como:
- uso de garrafas térmicas,
- trocar roupas entre amigos e familiares,
- comprar produtos em refil;
- imprimir frente e verso
E muitas outras ações simples, mas que necessitam de atitude: você querer fazer aquilo.
REUTILIZAR
Dê uma nova utilidade para seus produtos.
Ou promova que isso seja feito.
Se tem crianças pequenas, incentivar o artesanato, as brincadeiras com restos de produtos, a embalagem, partes de produtos, revistas e etc. Existe um mundo de possibilidades, inclusive de dar a oportunidade das crianças saírem do “mundo digital” em que todos vivemos.
Saiba que esse R também poder ser buscado pela empresa, independente do tamanho, usar os recurso de forma mais concisa e consciente só nos leva a diminuir custos, algo que nunca cai mal para empresa.
e finalmente RECICLAGEM
Esse é o R deve ser o mais almejado no sentido de busca, pois para se ter uma ideia conseguimos efetivamente reciclamos apenas 4% do nosso lixo, (dados de 2022) falando de Brasil, mas acredita que esse número não é tão longe da média mundial?
O mundo recicla apenas 9% do que produz (fonte: site ReciclaSampa), estamos falando de países com excelentes índices como Alemanha, que recicla 60% do seu lixo, e na sequência vem Coréia do Sul (59%), Áustria (58%), Eslovênia (58%) e Bélgica (55%). Não tem nem comparação, cert?
Mas de qualquer forma, precisamos melhorar esse números, mas muito pode e deve acontecer se atuarmos nos outros R´s que apresentei.
Afinal, quem Repensa seu consumo, Recusa alguns produtos, entende que é possível Reduzir algumas coisas, e inclusive, Reutilizá-las, e assim teremos muito menos para Reciclar.