Benefícios das energias eólicas e solar como fonte de energia limpa

Benefícios das energias eólicas e solar como fonte de energia limpa.

Como parte da economia verde, as energias eólicas e solar estão tomando uma grande preponderância, inclusive com destaque aqui no Brasil. 

 

Vamos entender sobre essas opções de energias limpas…

 

Eólica

A Energia Eólica é aquela obtida a partir da força do vento.

Sua estrutura é formada por um aerogerador, que transforma a energia cinética das correntes de ar em energia elétrica. Talvez você já tenha visto: uma torre muito alta com pás na ponta e que gira conforme o vento passa por ali. (como se fosse um catavento gigante!)

Existem os formatos onshore e offshore, que se referem à serem instalados em solo ou no mar. 

Com implantação complexa, é uma das energias limpas mais baratas, porém uma das “inseguranças” da energia eólica é a dependência de ventos para girarem. 

Para isso é possível prever regiões mais propensas, mas, muito por conta das mudanças climáticas, não é possível garantir com maior precisão o quanto de energia será gerada.   

 

Aqui no Brasil temos a ABEEólica, associação responsável por representar essa indústria no país, e para se ter uma ideia ela já tem mais de 20 anos. 

Esse dado trago aqui pois, como disse no início, essa é uma das energias limpas que está tomando preponderância, particularmente financeira agora, pois foram iniciados trabalhos na área há pelo menos 2 décadas, existe já muita coisa feita.

 

E uma particularidade a comentar: esta forma de energia está ajudando de muitas maneiras a desenvolver a região Nordeste do país, muito por esses estados brasileiros serem costeiros (o que favorece a entrada dos ventos) e por terem áreas ociosas, e centros urbanos pequenos.

 

E como é sabido, a população desses estados, na sua grande parte, é de baixa renda ou até vulneráveis, a “mexida” da instalação desses parques foi bem sentida por lá. 

Dados mostram que todo o trabalho das instalações e o incentivo da economia da região foram capazes de aumentar em até 21% o PIB de alguns estados do Nordeste ao longo dessas duas datas. (fonte:ABEEólica) 

 

90% da energia usada no Nordeste já é de eólicas, com grandes parques instalados. 

E falando de Brasil como um todo, já é a segunda matriz energética do país, provendo 13,4% do utilizado.

 

Outros benefícios da energia eólica: 

  • gera renda e melhoria de vida também para proprietários de terra com arrendamento para implementação das torres,
  • Empregos locais,  
  • não impede de que uma produção de alimentos ou de gado continue no lugar da instalação,
  • não emitem CO² na produção de energia

 

Outra realidade é pensar além…se uma empresa instala um parque de energia eólica em uma localidade, e essa é uma empresa que segue ações práticas da sustentabilidade, irá trazer outros benefícios, de forma indireta, que produzem impacto positivo nas comunidades como a realização de projetos sociais, culturais, de saúde e ambientais para desenvolvimento da população local, que em muitas localidades poderão ser colaboradores dessas empresas. 

 

Energia Solar

 

Essa energia vem da luz e do calor do Sol, que são convertidos em eletricidade. 

Com ela é possível reduzir a conta de energia em até 95%. 

Ela pode ser utilizada em diferentes tecnologias, como aquecedores solares, painéis fotovoltaicos e usinas heliotérmicas (ou termossolares). 

 

Existem dois tipos de sistemas de energia solar: o on grid e o off grid.

No On-Grid, o imóvel permanece conectado à rede pública de distribuição de energia elétrica. A captação se converte em eletricidade, que é consumida pelo próprio. 

Já no Off grid, o imóvel onde a energia fotovoltaica é gerada produz de forma autônoma e sem integração à rede pública. Ele é ideal para áreas rurais ou distantes de regiões com rede elétrica estabelecida. E abastece o ikmóvel com baterias para serem usadas à noite.

 

É uma energia limpa e renovável, e que está em destaque no país. 

Também em crescente número de instalações e investimentos.

 

Só no ano de 23, o país somou R$ 59,6 bilhões em investimentos em energia solar fotovoltaica, somando grandes usinas e sistemas de geração própria em telhados, fachadas e pequenos terrenos.

 

As indústrias, em particular as que ocupam grandes galpões, se interessam por usá-la, e conseguem fazer a instalação na própria indústria, no telhado, por exemplo. 

 

Como ter certeza do funcionamento?

  

Suas condicionantes são:

  1. a área de instalação – é necessário uma área grande para as usinas e na instalação dos painéis dependerá do tamanho do imóvel, e isso limita um pouco pois diferente da eólica, a solar utiliza toda a área da instalação para si, sejam em usinas ou em fazendas de painéis, 
  2.  e o tempo, porém por estarmos em país tropical é muito indicada, pela alta frequência de sol o ano todo.
  3. o investimento é ainda considerado alto, porém a média de “se pagar” é de 3 a 7 anos. E tem a questão deles só produzirem eletricidade apenas durante o dia, quando temos sol.

 

Outros benefícios: 

  • não produz emissões de gases;
  • pode ser utilizada em regiões isoladas que não têm acesso à rede;
  •  longa vida útil, 
  • baixa manutenção,  
  • Não polui nem faz barulho,
  • A instalação pode ser feita em telhados, fachadas, no solo e na água. 
  • No caso de residências, aumenta o valor do imóvel.

 

Naturalmente não é produzida à noite, e não haverá produção de eletricidade. Portanto, durante a noite, outras fontes serão acionadas no uso da energia elétrica. Para cobrir esse “gap” dia/noite, a  ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica)  criou um sistema chamado de medição líquida, que “acumula” o excesso de energia produzida na rede, e com esse crédito a empresa ou residência recebe energia da concessionária para compensar o consumo quando o sistema solar está desligado ou com geração baixa.

 

O que pudemos ver nos dois tipos de energia limpa: a solar e a eólica, é que temos aqui no Brasil muitas vantagens por questão da própria geografia do país. Por isso muitos falam que podemos liderar a Transição Energética.

 

Isso já trouxe muitos investimentos e também desenvolvimentos. Na eólica já somos o 6º maior produtor, na energia solar estamos no 8º lugar.

Isto quer dizer que sim, estamos na corrida da transição energética.

 

Mas então a questão das emissões no Brasil está resolvida, ou estará em breve?

Dificilmente! Pois temos temos excesso de oferta de energia renovável e uma demanda com crescimento lento.

O que traz dificuldades para enfrentar e que até afastam potenciais investidores.

    

E isso não permite avançarmos no grande potencial de investimento que o país é capaz de atrair. Por isso, adianta pouco sairmos muito na frente. Temos outras questões socioambientais para resolver, aí sim, fazendo algo conjunto, conseguiríamos evoluir como país.

 

Compartilhe

Dia da Cultura

Um dos itens fundamentais para tirar os países da desigualdade: Cultura! Educação está dentro de cultura, conhecer mais sobre seu

Leia Mais