Dia Da Consciência Negra

Hoje é o Dia da Consciência Negra

Um feriado relativamente novo, tristemente muitos ainda consideram-o desnecessário, para que se ter “consciência negra, se não tem o da consciência branca”, comentários assim surgiram aos montes quando demos os primeiros sinais, como sociedade, de ter a consciência dos dados:

  • a taxa média de desemprego no Brasil era 6,9%. Entre homens não-negros era 4,6% (2024)

  • Taxa de informalidade: entre homens negros era de 44,1% (contra 34,6% para homens não negros) e entre mulheres negras 41%z (contra ~31,9% para mulheres não negras)

  • Um estudo recente indica que a renda de pessoas negras equivalia a 58,3% da renda das pessoas brancas entre 2012-2023.

  • Segundo o Dieese, os negros em média ganham cerca de 40% menos do que os não-negros no Brasil

A empresa consciente, o mundo que estamos buscando, sabe que o negro passou por mais de 500 anos de escravidão, e que reconstruir uma auto-estima isso demora, dar as mesmas oportunidades também, existem movimentos que nos mostram isso. 

Aqui no Brasil está muito intrínseco que não somos mais racista, somos diversos, mas isso está sendo muito na obrigação. Através de leis, e de movimentos raciais que se empoderam para dizer: Não! Somos todos iguais nos direitos, mas sendo diferentes na cor.

Empresas, investem ou investem nesse trabalho, já existem até entrevistas em que você não pode ver o outro, para não ativar na sua mente de que se o canditato/a for negro ele terá falta em algo, será menor. Certo? Errado? É uma tentativa!

Olhe e mexa para sua diversidade.