ESG ainda não significa nada, ou pelo menos marca nenhuma,  para os brasileiros

 

 

Adivinhem só? O Google está trazendo uma grande novidade para o mundo do ESG. Uma Plataforma chamada Impact! ESG, com a intenção das empresas brasileiras poderem se avaliar, gratuitamente, nos pilares Ambientais, Sociais e de Governança. (que são os pilares da sigla, ESG).

 

Nessa plataforma será possível ter acesso a dados, mensurar em que lugar você, enquanto empresa, está; e por onde deve seguir para ser posicionado como uma empresa ESG. 

O projeto foi desenvolvido, junto com o  Sistema B, responsável pelo Movimento B no Brasil, e com a empresa de pesquisa Mindminers. 

O Sistema B ajudou muito na montagem do Índice ESG, pois como eles tem uma ferramenta de BIA, a que todas as empresas podem ter acesso gratuitamente e se auto-avaliarem em quesitos de aspectos positivos. 

 

Pesquisas da empresa MindMiners, mostraram o que para quem é da área Sustentabilidade já é sabido: ainda há MUITO DESCONHECIMENTO sobre o assunto entre os brasileiros, e “Apenas 1 em cada 5 pessoas afirma que ouviu sobre o tema e 47% não conseguem associar as práticas ESG a nenhuma marca”, segundo matéria do portal Propmark. 

 

Importante trazer esse dado, pois empresa/pessoas precisam saber o que agrega em uma marca ter o ESG: o que ela faz ou não faz para contribuir (ou no mínimo manter) o meio ambiente, ter a transparência e bética necessária para manter a governança, e como são as ações sociais que conduz. 

 

E é claro que tudo isso junto, personifica a marca. Simples? Só quando você se aproxima do assunto! Seja uma pessoa física ou uma empresa.

 

Ainda mais interessante trazer que, com muito ou pouco conhecimento sobre o tema, metade das marcas mais amadas do país também são aquelas que apresentam melhor reputação.”Nos parece que quando uma empresa investe em ESG, ela também está construindo marca a partir da conexão emocional e da intenção de compra”. E olha que quem disse isso foi a minha xará, Lívia Sitta, analista de insights do Google Brasil e líder da Impact! ESG. 

 

Isso só para frisar para todos os setores: chegou o tempo do ESG, ele só agrega e se faz necessário, e agora com dados faz-se fatos.

 

Esse foi um projeto desenvolvido por dois anos e a ideia central é fornecer esses dados, métrica e ser um “ESGpídia” para as empresas consultarem e saberem começar, ou melhorarem seus processos. 

 

E a cereja do bolo: o Google não quis se balizar em marcas mas sim nos setores,  conseguindo sair do âmbito da competição e sim estimular uma melhoria de todos!

 

Parabéns Google, essa é uma verdadeira ação, que seja recheada de medições, dados e repleta de cases, para atrair muitas empresas que ainda não iniciaram por desconhecimento, mas querem fazer.