ESG PARA TODOS – Como melhorar a comunicação da empresa em 2022?

Volto cerca de 30 anos quando Relações Públicas era só para empresas multinacionais. Não se sabia (e acreditem muitos nem sabe até hoje, a grande maioria nem têm na empresa) o valor de uma comunicação institucional.

Comunicar o que é que a empresa faz e está fazendo, e as que não fazem deixam existir, algo grande e ruim que ecoa em todas essas: boatos, “rádio-peão”, o disse não disse”. 

Conforme a comunicação corporativa, empresarial, institucional (são alguns dos nomes) vai se estabelecendo na empresa, esses males, normalmente, se vão pois pode-se contar com canais oficiais de informação e as pessoas internas (um dos focos desse tipo de comunicação) entendem que se for necessário saber de algo, chegará por ali.

E não por menos que na maioria das empresas a Sustentabilidade se desenvolveu ligada à Comunicação Institucional, pois essas mudanças, tão necessárias, foram “assumidas” pela empresa e devem ser mostradas também de forma oficial. 

Então sim! A comunicação faz parte do ESG. E outro aspecto muito importante de uma empresa considerar é a rapidez das coisas nos dias de hoje, o que se chama (viralizar), que a internet trouxe. 

Só que isso ainda é muito novo no Brasil. Hoje em dia, inclusive, a área de comunicação institucional é um suporte para os líderes, que são os verdadeiros comunicadores e representantes da empresa, falarem e direcionarem a empresa.   

Como na internet tudo viraliza, a empresa pode ter “lovers” e “haters” num piscar de olhos, e isso no quesito da Sustentabilidade é ainda mais agravado, se a empresa dá uma “mancada” em uma das áreas: Social, Ambiental ou Governança, pode ter sua imagem manchada por muito tempo ou para sempre, e a geração Z e Millenium leva muito a sério (mais do que as anteriores) o que a empresa faz, antes de comprar/usar o serviço.