ESG PARA TODOS – Como melhorar a comunicação da empresa em 2022?
julho 11, 2022
Volto cerca de 30 anos quando Relações Públicas era só para empresas multinacionais. Não se sabia (e acreditem muitos nem sabe até hoje, a grande maioria nem têm na empresa) o valor de uma comunicação institucional.
Comunicar o que é que a empresa faz e está fazendo, e as que não fazem deixam existir, algo grande e ruim que ecoa em todas essas: boatos, “rádio-peão”, o disse não disse”.
Conforme a comunicação corporativa, empresarial, institucional (são alguns dos nomes) vai se estabelecendo na empresa, esses males, normalmente, se vão pois pode-se contar com canais oficiais de informação e as pessoas internas (um dos focos desse tipo de comunicação) entendem que se for necessário saber de algo, chegará por ali.
E não por menos que na maioria das empresas a Sustentabilidade se desenvolveu ligada à Comunicação Institucional, pois essas mudanças, tão necessárias, foram “assumidas” pela empresa e devem ser mostradas também de forma oficial.
Então sim! A comunicação faz parte do ESG. E outro aspecto muito importante de uma empresa considerar é a rapidez das coisas nos dias de hoje, o que se chama (viralizar), que a internet trouxe.
Só que isso ainda é muito novo no Brasil. Hoje em dia, inclusive, a área de comunicação institucional é um suporte para os líderes, que são os verdadeiros comunicadores e representantes da empresa, falarem e direcionarem a empresa.
Como na internet tudo viraliza, a empresa pode ter “lovers” e “haters” num piscar de olhos, e isso no quesito da Sustentabilidade é ainda mais agravado, se a empresa dá uma “mancada” em uma das áreas: Social, Ambiental ou Governança, pode ter sua imagem manchada por muito tempo ou para sempre, e a geração Z e Millenium leva muito a sério (mais do que as anteriores) o que a empresa faz, antes de comprar/usar o serviço.