Marketing de Causa! Você conhece??
outubro 16, 2019
Apesar do termo técnico não ser conhecido por muita gente, um estudo realizado pela empresa Ipsos sobre Marketing de Causa aqui no Brasil e apresentado na semana passada, comprovou que cada vez mais a estratégia de comunicação desse nome está mais aceita e aprovada pelos brasileiros.
Em poucas palavras…O marketing de causa é uma parceria comercial entre empresas e organizações da sociedade civil (ONGs), que utiliza o poder das marcas em benefício mútuo.
É importante mencionar é que nem sempre a ação envolve investimentos financeiros, muitas vezes os esforços são colaborativos. Dessa forma tais ações sociais conseguem, muitas vezes, gerar a mudança da percepção e atitudes dos indivíduos e suas comunidades.
Vou dar alguns exemplos que são cases no Marketing de Causa:
A RESTAURAÇÃO DA ESTÁTUA DA LIBERDADE
pela American Express
Considerada a campanha marca desse tipo, começou em 1983 e deu origem ao termo Marketing de Causa. Nessa ação a American Express doava um centavo de dólar para cada vez que seus clientes usassem o cartão e para cada cartão novo emitido era doado um dólar. Em 4 meses de foram arrecadados 1,7 milhões de dólares.
Além da restauração ser feita, as transações aumentaram em 28% e o número de cartões novos emitidos aumentou em 45%. O que mostra que ambos os lados saem ganhando numa ação como essa.
O CANCÊR DE MAMA NO ALVO DA MODA
pela Hering
Aqui no Brasil umas das mais antigas e bem-sucedida campanha foi a da Hering realizada em parceria com o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC).
Essa campanha já tem 24 anos e é sucesso desde sempre. No primeiro ano da campanha mais de 400 mil camisetas foram vendidas e a arrecadação foi superior a 2 milhões de reais, que ajudou muito para a ampliação da estrutura e construção do atual prédio do IBCC. E associou a Hering a uma empresa socialmente responsável.
1P=5P
pela Reserva
A marca de roupa carioca Reserva, já nasceu com uma veia social muito forte, pois sempre apoiou diferentes projetos. Seu Marketing de Causa é a campanha 1P=5P, que significa que a cada peça vendida a marca viabiliza a entrega de 5 pratos de comida para quem tem fome no Brasil. Até os dados pesquisados, a empresa anunciava que mais de 32 milhões de pratos já tinham sido doados. (projeto iniciado em Maio/16).
Deu para entender o que o Marketing de Causa e como é aplicado? Uma coisa é muito importante para as marcas ter claro desde o início: NÃO SE POSIOCIONAR frente ao cliente tentando ser algo que não é!
A pesquisa na qual esse texto está baseado, (Estudo Marketing Relacionado a Causa, Ipsos/19), mostra que hoje é fundamental se manter dentro do que se é verdadeiramente.
Interessante também é saber quais as causas que torna uma marca-cidadã, para o consumidor brasileiro: reduzir o impacto ambiental (58%) é a principal iniciativa para que uma empresa seja vista como cidadã, responsável na sua cadeia de valor (41%), promover campanhas de doação (39%) e garantir a não discriminação de raça e gênero (39%) vêm na sequência.
O atual consumidor, QUER SIM, marcas mais engajadas, posicionadas, que tenham causas, está disposto a pagar mais por elas, está inclusive aberto a trocar de marca se a concorrente mostrar que tem sua causa e que atua em prol dela.
O conhecimento e a adesão pelo marketing de CAUSA são maiores entre os jovens: para as novas gerações, o impacto social da marca é tão determinante quanto atributos como qualidade e preço do produto. As empresas que não focarem no momento da mudança de geração no sentido de médio prazo, e não entenderem que a causa e impacto social da marca é um valor importante, e deve ser tratado pela marca como propósito, de forma recorrente e verdadeira e assim ser compreendido pelos que em breve assumirão os gastos. Que essa mensagem segue para todas as marcas interessadas na mudança!!