Marketing de Causa! Você conhece??

Apesar do termo técnico não ser conhecido por muita gente, um estudo realizado pela empresa  Ipsos sobre Marketing de Causa aqui no Brasil e apresentado na semana passada, comprovou que cada vez mais a estratégia de comunicação desse nome está mais aceita e aprovada pelos brasileiros.

Em poucas palavras…O marketing de causa é uma parceria comercial entre empresas e organizações da sociedade civil (ONGs), que utiliza o poder das marcas em benefício mútuo.

É importante mencionar é que nem sempre a ação envolve investimentos financeiros, muitas vezes os esforços são colaborativos. Dessa forma tais ações sociais conseguem, muitas vezes, gerar a mudança da percepção e atitudes dos indivíduos e suas comunidades.

Vou dar alguns exemplos que são cases no Marketing de Causa:

A RESTAURAÇÃO DA ESTÁTUA DA LIBERDADE

pela American Express

Considerada a campanha marca desse tipo, começou em 1983 e deu origem ao termo Marketing de Causa. Nessa ação a American Express doava um centavo de dólar para cada vez que seus clientes usassem o cartão e para cada cartão novo emitido era doado um dólar. Em 4 meses de foram arrecadados 1,7 milhões de dólares.

Além da restauração ser feita, as transações aumentaram em 28% e o número de cartões novos emitidos aumentou em 45%. O que mostra que ambos os lados saem ganhando numa ação como essa.

O CANCÊR DE MAMA NO ALVO DA MODA

pela Hering

Aqui no Brasil umas das mais antigas e bem-sucedida campanha foi a da Hering realizada em parceria com o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC).

Essa campanha já tem 24 anos e é sucesso desde sempre. No primeiro ano da campanha mais de 400 mil camisetas foram vendidas e a arrecadação foi superior a 2 milhões de reais, que ajudou muito para a ampliação da estrutura e construção do atual prédio do IBCC. E associou a Hering a uma empresa socialmente responsável.

1P=5P

pela Reserva

A marca de roupa carioca Reserva, já nasceu com uma veia social muito forte, pois sempre apoiou diferentes projetos. Seu Marketing de Causa é a campanha 1P=5P, que significa que a cada peça vendida a marca viabiliza a entrega de 5 pratos de comida para quem tem fome no Brasil. Até os dados pesquisados, a empresa anunciava que mais de 32 milhões de pratos já tinham sido doados. (projeto iniciado em Maio/16).

Deu para entender o que o Marketing de Causa e como é aplicado? Uma coisa é muito importante para as marcas ter claro desde o início: NÃO SE POSIOCIONAR frente ao cliente tentando ser algo que não é!

A pesquisa na qual esse texto está baseado, (Estudo Marketing Relacionado a Causa, Ipsos/19), mostra que hoje é fundamental se manter dentro do que se é verdadeiramente.

Interessante também é saber quais as causas que torna uma marca-cidadã, para o consumidor brasileiro: reduzir o impacto ambiental (58%) é a principal iniciativa para que uma empresa seja vista como cidadã, responsável na sua cadeia de valor (41%), promover campanhas de doação (39%) e garantir a não discriminação de raça e gênero (39%) vêm na sequência.

O atual consumidor, QUER SIM, marcas mais engajadas, posicionadas, que tenham causas, está disposto a pagar mais por elas, está inclusive aberto a trocar de marca se a concorrente mostrar que tem sua causa e que atua em prol dela.

O conhecimento e a adesão pelo marketing de CAUSA são maiores entre os jovens: para as novas gerações, o impacto social da marca é tão determinante quanto atributos como qualidade e preço do produto. As empresas que não focarem no momento da mudança de geração no sentido de médio prazo, e não entenderem que a causa e impacto social da marca é um valor importante, e deve ser tratado pela marca como propósito, de forma recorrente e verdadeira e assim ser compreendido pelos que em breve assumirão os gastos. Que essa mensagem segue para todas as marcas interessadas na mudança!!