O Domo e as mudanças climáticas
fevereiro 9, 2024
Impactos das mudanças climáticas e medidas de mitigação
Muito se fala de mudanças climáticas, e quanto isso pode ser ruim para nós como sociedade, para o planeta, natureza, e elevando mais um grau, temos quem fale no fim mesmo da vida na terra, se não cuidarmos dessa temática.
Difícil é olhar para uma questão que não, necessariamente, está perto de você.
“Aquilo que os olhos veem o coração não sente”, sabe?
Dentro dos problemas da mudança climática estão:
- Aumento da temperatura da terra em mais do 1,5ºC até o fim do século.
- Diminuição das geleiras polares,
- Aumento dos oceanos,
- Seca,
- Poluição,
- Escassez de alimentos,
- Deslizamento de terras,
- Queimadas e ainda outros….
Sabemos que a maior causa das mudanças climáticas é a ação do homem. A queima de combustíveis fósseis, o desmatamento e as queimadas, a emissão de gases poluentes na atmosfera, a poluição dos recursos hídricos, rios oceanos. Tudo isso altera, diretamente, o ecossistema global, provocam desequilíbrios ambientais atuais.
Ok! Mas estamos no início do século, cada um de nós pode pensar: “Isso não irá me afetar! Não estarei aqui para saber o que isso”, sem julgamentos de pensar nas próximas gerações. Aqui o ponto não é esse.
Mensurar, tornar mais “palpável” o que é algo, são as melhores soluções que se dá o entendimento das pessoas, inclusive para que consiga uma mudança de mindset.
Aqui no Brasil, não temos (ou não tínhamos) terremoto, furacão, tornado, e muitas outras realidades da própria natureza que já torna a pessoa que vive aquilo, mais ciente e alerta desse tipo de poder da natureza.
Mas isso tem mudado, Chuvas devastadoras, picos de calor, já estão nos mostrando o que realmente temos pela frente se não mudarmos o pensamento e ações.
Essa semana de 05/FEV/24 estamos com a previsão de mais uma vez esse picos chegar para nós: Uma massa de calor chamada de “domo de calor”, que está vindo da Argentina deve se intensificar e avançar por cidades brasileiras ao longo dos próximos dias, especialmente na região Sul do País. E no sul as temperaturas facilmente passarão dos 40ºC. Serão mais recordes ruim que bateremos em alta temperatura.
Muitos se perguntam se as mudanças climáticas tem solução, como mitigar esses efeitos que aconteceram com o evoluir da sociedade. Tem muita coisa a ser feita sim!
Quando olhamos para a sociedade estão inclusas as empresas, o indivíduo, e o governo. E esses três personagens (muitas vezes congruentes) têm suas responsabilidades nessa mitigação.
Certamente a redução das emissões de gases de efeito estufa é o mais comentado, e se trata de mudar nosso uso de energia de combustíveis fósseis para energia renováveis, como a energia solar e a energia eólica, entre outras menos conhecidas!
Trata-se de um esquema muito complexo de mudar, pois muitos ganham, financeiramente, com isso. A virada de mindset está também aí: os mercados de energias renováveis estão ultra aquecidos, muitas empresas abrindo, instalando estações, e podemos perceber que dá para ganhar dinheiro (e muito!), sem agredir nosso planeta.
Mas como disse a sociedade também tem os indivíduos, dessa formas a mitigação pode começar dentro de casa, condomínios e bairros. A gestão de resíduos é uma dessas frentes, pois sabemos que a reciclagem é um caminho, mas infelizmente muito pouco explorado: apenas 4% do lixo Brasil é reciclado. Conhecer e adotar a coleta seletiva é uma forma de mitigar. (* dados oficial do Governo)
E não paramos por aí, hoje uma obra pode (e deve ser pensada) de maneira a agredir o mínimo possível o meio ambiente. Inclusive, muitas leis entraram em vigor para garantir, por exemplo, que uma fábrica ao ser construída não destrua a mata ao ser entorno.
E mesmo as transformações arquitetônicas podem ser desenvolvidas para sanar problemas como esse, ou como mudanças de rio, etc.
Mais uma vez entra a virada de mindset: pensar que a adaptação, é necessária em todos os lugares, é entender que as mudanças climáticas, aconteceram por nós e devem ser controladas também por nós. A mitigação existe em diferentes níveis, você sabe dizer em qual nível sua empresa ou você está? Quanto mais alto melhor!!