Série Biomas: Mata Atlântica
novembro 24, 2021
Na série Biomas, iremos ver os principais biomas do Brasil e a importância deles no meio ambiente.
Começando a série, destacamos o desmatamento do bioma onde mais de 70% da população brasileira vive e também onde 80% do PIB nacional se concentra. Que bioma é esse?
Para aqueles que falaram Mata Atlântica, acertaram. A Mata Atlântica é um dos Biomas mais ricos em biodiversidade do mundo e também o segundo mais ameaçado de extinção. Abrangia uma área equivalente a 1.315.460 km² e estendia-se originalmente ao longo de 17 Estados. Hoje, restam apenas cerca de 12,5% da cobertura original.
A Mata Atlântica caracteriza-se por sua grande biodiversidade, devido, principalmente, às variações ambientais do bioma. Essas variações acontecem devido à extensão da Mata Atlântica em latitude, longitude e a variações atitudinais. Estima-se que a biodiversidade da Mata Atlântica corresponda de 1% a 8% da biodiversidade mundial.
A Mata Atlântica é extremamente importante tanto economicamente, quanto ecologicamente. As formações florestais encontradas na Mata Atlântica ajudam, por exemplo, na regulação do clima e proteção do solo. Não podemos esquecermo-nos ainda de que sete das nove maiores bacias hidrográficas brasileiras estão na Mata Atlântica, e a vegetação preservada protege rios e nascentes, garantindo, desse modo, o abastecimento de água para a população.
Se o Sul e o Sudeste do Brasil já vivem a pior crise hídrica dos últimos 100 anos, esse cenário pode deixar o país em situação ainda mais crítica no que diz respeito ao abastecimento, à geração de energia e à irrigação para a produção de alimentos.
O desmatamento da Mata Atlântica que atingi também as principais bacias hidrográficas que compõem o bioma, compromete gravemente a segurança hídrica de grande parte da população. A mesma preocupação que temos com a Amazônia, devemos ter com a Mata Atlântica também.
Mais do que acabar com o desmatamento, a restauração desse bioma é fundamental para evitarmos um cenário catastrófico. O reflorestamento é fundamental para nos garantir alimentos, água, energia, comida e, claro, reduzir os efeitos das mudanças climáticas.
A segurança hídrica depende de soluções baseadas na natureza e a Mata Atlântica é essencial para garantir os serviços ambientais de mantenedora do ciclo hidrológico. Sem a mata, as nascentes são impactadas, não há recarga de aquíferos e os rios e reservatórios ficam ameaçados por eventos climáticos, tais como secas ou cheias. O desmatamento impacta também o solo e provoca erosão ou o assoreamento nos rios.