Episódio #003 – Efeitos do Coronavírus para o 3S
março 20, 2020
Essa semana não poderíamos tratar de outro tema: o mundo está assustado!
Desde épocas como a da Gripe Espanhola, onde não se tinha nem de longe a capacidade e velocidade de informação e tecnologia capaz de desvendar os mistérios da medicina, como temos hoje, uma doença não tomava os noticiários e nem conseguia fazer a nossa vida parar desse jeito.
Países como a Itália, onde não se levou a sério o início da doença está sofrendo exponencialmente, já consegui ultrapassar em número absoluto de mortos a própria China, onde tudo começou.
O medo bateu à nossa porta, em um mundo globalizado, como o nosso uma hora nova a doença chamada de Covid-19 chegaria até nós.
Estamos nos isolando, começando a perceber a seriedade de tudo! Mas as dificuldades estruturais que já são nossas, e ainda não nos largaram vão certamente atrapalhar.
É fato que é uma doença de baixa letalidade, pode ser somente uma gripe, isso já se sabe, mas para nós, que temos um sistema de saúde tão precário, qualquer coisa é ruim.
E aí chegamos às perguntas do podcast: Como será para o Terceiro Setor? O que as ONG’s devem e podem fazer para se resguardar ao máximo.
Uma boa conversa com a representante do Instituto Horas da Vida, Elisângela Tolosa nos permitiu ter algumas dessas respostas e a visão do que virá pela frente.
Ela nos deu um panorama do que o 3S virá a passar e, também ótimas dicas, como o Disque SUS 136, e o adiantamento da Campanha de Vacinação da Influenza que podem ser usadas pelo setor e por nós, pessoas físicas. Ouça mais esse bate-papo da Mundo Social.