Comunicação Interna Estratégica

Dentro de uma empresa, as necessidades de comunicação variam drasticamente entre os diferentes níveis hierárquicos e áreas. Essa lacuna de comunicação é especialmente evidente em temas como o ESG (Ambiental, Social e Governança).

Os C-levels enxergam riscos, oportunidades de mercado, valor para o acionista e reputação da marca. Eles entendem a importância de relatórios de sustentabilidade, compliance e o alinhamento com investidores. 

Por outro lado, para a base da empresa, o ESG ainda parece um conceito abstrato e distante, desconectado de suas realidades diárias. Para eles, o ESG precisa ser traduzido em ações concretas, tangíveis e com benefícios visíveis em seu dia a dia: A comunicação aqui deve ser prática, acessível e focada no “como isso me afeta?” e “como eu posso contribuir?”.

A Importância da Comunicação Adaptada

Não basta ter uma política de ESG robusta; é preciso comunicá-la de forma que cada stakeholder entenda e se engaje. Ignorar essa diferença nas necessidades de comunicação é um erro que em última instância, ao fracasso das iniciativas.

A Mundo Social atua nessa dinâmica. Queremos entender as dores, as dúvidas e as expectativas de cada grupo. Se você não sabe a dor, você não sabe como resolver. E uma das maiores dores hoje é justamente a falta de clareza sobre o que os stakeholders estão entendendo das mudanças e iniciativas da empresa.

Do Diagnóstico à Ação Efetiva

A partir de uma escuta ativa, a Mundo Social pode desenvolver campanhas de comunicação, treinamentos e workshops e outras atuações personalizada para cada tipo de empresa, 

Quando os colaboradores compreendem o “porquê” e o “como” de uma iniciativa, e veem o impacto positivo que ela tem, tornam-se multiplicadores e defensores das causas da empresa.. Você, empresa, que já tem um estrutura de comunicação, e pode replicar nossos direcionamentos, nos procure! E dê valor a sua marca.