Sustentabilidade Hídrica

O interesse do consumidor em sustentabilidade hídrica está em rápido crescimento, com as conversas online aumentando em 186% no último ano, segundo pesquisas realizadas pela Kantar.. Isso demonstra claramente que as pessoas não estão apenas buscando informações; elas estão ativamente engajadas no debate. Pode ser… Mas como as marcas podem se comunicar da melhor forma sobre a questao da água em suas empresas?

Descrença e Desinformação

Um ponto crucial a ser abordado é a descrença de muitos sobre a possibilidade de, por exemplo, um evento ser verdadeiramente “Zero Desperdício”. Esse ceticismo muitas vezes nasce da ignorância. Essa desinformação pode levar à percepção de que certas alegações são apenas marketing, sem substância.

Estratégias de Comunicação para Marcas

Para as marcas, o desafio é conseguir conversar com todos seus stakeholders e dar-lhes os fatos, exemplos disso:

  • Transparência Radical: A transparência é fundamental. Os consumidores querem saber o que as empresas estão fazendo para conservar a água e reduzir seu impacto hídrico. 
  • Educação Detalhada e Inspiradora: As marcas podem educar os consumidores sobre a importância da água, os desafios da escassez hídrica e as soluções inovadoras que estão sendo implementadas. 
  • Colaboração e Parcerias Demonstrativas: Marcas que se unem a ONGs, governos ou outras empresas para enfrentar os desafios da água demonstram um compromisso genuíno e ampliam o impacto de suas ações. Ao se posicionarem como parte da solução e mostrarem essas parcerias em ação, as marcas mostram seu compromisso, e nessas a Mundo Social pode te ajudar muito, a aproximar das OSC, a promover um dia de voluntariado para que seu público interno conheça um instituição do terceiro setor que tem nas águas, sua causa.  

Bastante coisa a ser feita, como país somos conhecidos como país das águas. Esse é um valor nos dado pela natureza, mas precisamos, como país e através de suas empresas fazer mudanças e mostrá-las!