A importância da comunicação para uma empresa que busca a sustentabilidade
setembro 15, 2023
Comecei a trabalhar na época em que ser Relações Públicas, aqui no Brasil, era fazer os brindes, folder e principalmente eventos de fim de ano. O que não é verdade!
As empresas não queriam mexer em “vespeiros”.
Expressões como “rádio-peão”, “rádio corredor”, nos mostra que muitos empresários optavam pela “liberdade” de boatos corressem solto na empresa, não fazendo a devida comunicação interna aumentando o risco de prejudicar a cultura da organização..
Os tempos mudaram e trouxeram a Comunicação Institucional para frente do palco.
A comunicação é transversal, e dentro da empresa é ela quem leva aos stakeholders o que está acontecendo. Todas as áreas têm algo a dizer.
E agora estamos no momento da Sustentabilidade e de seu reconhecimento.
Empresas se percebendo como agentes de mudança da sociedade e do Planeta.
Esse foi um dos motivos do “momento brilhar” da comunicação e Relações Públicas, é claro!
Pois, mais do que nunca, informação é poder!
Os colaboradores que estão sendo informados de ações que visam a Sustentabilidade como: D&I, práticas ambientais, olhar para o social, entre outras; eles terão sempre claro que a empresa está em mudança. (Ações que realmente estão sendo realizadas, pois, falar e não fazer, já sabemos que não funciona e nem dura).
Mesmo que devagar, perceberão que a Cultura da empresa também está mudando, inclusive se terão mais ou menos dificuldade de se adequar ao trabalho ou se a organização se tornou um lugar de orgulho para estar.
Tanto para dentro como para fora da empresa será a comunicação quem mostrará o lugar que a empresa quer ter na Sustentabilidade.
E ela também poderá trabalhar essas formas de comunicar: fazer um comunicado de ações, um relatório de sustentabilidade, ou no formato GRI, com todos os indicadores que já temos hoje disponíveis.