A importância da comunicação para uma empresa que busca a sustentabilidade

Comecei a trabalhar na época em que ser Relações Públicas, aqui no Brasil, era fazer os brindes, folder e principalmente eventos de fim de ano. O que não é verdade!

As empresas não queriam mexer em “vespeiros”.

Expressões como “rádio-peão”, “rádio corredor”, nos mostra que muitos empresários optavam pela “liberdade” de boatos corressem solto na empresa, não fazendo a devida comunicação interna aumentando o risco de prejudicar a cultura da organização..  

Os tempos mudaram e trouxeram a Comunicação Institucional para frente do palco.

A comunicação é transversal, e dentro da empresa é ela quem leva aos stakeholders o que está acontecendo. Todas as áreas têm algo a dizer.

E agora estamos no momento da Sustentabilidade e de seu reconhecimento.

Empresas se percebendo como agentes de mudança da sociedade e do Planeta.

Esse foi um dos motivos do “momento brilhar”  da comunicação e Relações Públicas, é claro!

Pois, mais do que nunca, informação é poder! 

  

Os colaboradores que estão sendo informados de ações que visam a Sustentabilidade como: D&I, práticas ambientais, olhar para o social, entre outras; eles terão sempre claro que a empresa está em mudança. (Ações que realmente estão sendo realizadas, pois, falar e não fazer, já sabemos que não funciona e nem dura). 

 

Mesmo que devagar, perceberão que a Cultura da empresa também está mudando, inclusive se terão mais ou menos dificuldade de se adequar ao trabalho ou se a organização se tornou um lugar de orgulho para estar.

 

Tanto para dentro como para fora da empresa será a comunicação quem mostrará o lugar que a empresa quer ter na Sustentabilidade.

 

E ela também poderá trabalhar essas formas de comunicar: fazer um comunicado de ações, um relatório de sustentabilidade, ou no formato GRI, com todos os indicadores que já temos hoje disponíveis.