ESG PARA TODOS – Como tornar o tema mais conhecido.

Essa semana, 17 de Agosto, saiu que  “Aproximadamente 81% deles afirmam nunca terem ouvido falar sobre o conceito, que norteia as boas práticas de gestão e sustentabilidade no ambiente corporativo. Apesar disso, um terço dos líderes do segmento já se sentiu pressionado a aderir às práticas relacionadas a essa agenda” (*fonte: https://revistapegn.globo.com

É possível ver o conceito de “efeito manada”, nas empresas que nos buscam e que não sabem direito o que é, mas o empresário já imagina que deve ser, ou sairá perdendo de alguma forma. 

Quando vamos entender sobre a empresa, stakeholders, finalidades, conseguimos ver que é preciso dar um (ou alguns passos atrás) e aprimorar a comunicação institucional. 

Analisar a cultura daquela empresa, ver como e quanto os colaboradores poderão interiorizar as mudanças que as práticas ESG demandam.

Mesmo que seja um processo top-down, e que os gestores estejam muito dispostos a direcionar para a nova economia, se o público interno não estiver preparado, o caminho certamente será mais doloroso.

E sabemos que mudanças de cultura organizacional, não são nada fáceis! 

Ouvir o público interno, desenvolver ações de conscientização, mostrar as melhorias que o ESG traz, eventos, treinamentos sobre condições de trabalho, são algumas poucas para citar. 

Por isso, o desconhecimento do ESG, não é nenhum dado que assuste (apesar de ruim) É necessário entender o que, muitos especialistas, dizem: ESG é um processo. 

E a comunicação está muito ligada a ele!

#ESG #comunicação #cultural #pequenasempresas