Comunicação e Captação de Recursos – Tem Ligação?
junho 1, 2023
Comunicação e Captação de Recurso. Qual a ligação?
por Livia Spiniella
Uma demanda ainda não (tão) desenvolvida no terceiro setor é a parte de comunicação. Como uma organização precisa ter seus canais desenvolvidos, para que todos os seus stakeholders saibam o que precisam e o que devem oferecer.
O stakeholder fundamental das ONG´s é o doador. Seja pessoa física ou jurídica. Por isso, muitas das vezes que a MundoSocial prestou serviço para captação de recursos, um passo atrás foi necessário, pois a comunicação do lugar não estava clara, bem feita ou bem direcionada.
A maior parte das estratégias de captação são baseadas em comunicação:
- email mkt,
- mensagem por celular;
- whatsapp,
- releases do projeto e da instituição.
- divulgação mídias
Para citar algumas poucas. Mas já dá para entender claramente a conexão. Afinal, se você não tem a parte da comunicação estruturada, dentro do Institucional da ONG, dá para se entender que o todo não caminha, certo? Isso porquê é fundamental colocar para a sociedade quais impactos sua organização gera, e o que quanto pode aumentar esse número com a chegada de novos recursos.
Por isso, em vários atendimentos que fiz, voltamos alguns passos atrás para colocar a peça comunicação no devido lugar! Um case é do Instituto Alicerce, que trabalha a causa da educação no contraturno, no momento em que atuei com eles a percepção de que para o doador (muitas vezes grandes investidores) estava ainda sem todas as informações, levou-nos ao desenvolvimento de um novo site.
Então temos sim essa ligação da Captação de Recurso e da Comunicação, são esferas do mesmo trabalho e se completam.
Esse texto também faz parte da minha coluna no www.observatoriodacomunicacao.org.br